Equipe - PIBID Biologia

Equipe  - PIBID Biologia

terça-feira, 4 de abril de 2017

Circuito Sobre Doenças - Cesário Coimbra

       “Escola Estadual Cesário Coimbra”
Supervisora: Izabel Assis

Grupo: Amanda Santini, Ana Paula Figueiredo, Camila Souza, Daniel Phelipe, Flávia Galera, Larissa Ferreira, Maria Eduarda, Mônica de Luna.

       No dia 24 de Março, foi realizado pelos bolsistas do PIBID um circuito com os 8°s anos da Escola Estadual Cesário Coimbra, onde foram abordadas as principais doenças transmitidas por mosquitos, sendo elas a Dengue, Chikungunya, Zika e a Febre Amarela. 



    O circuito constituiu-se de quatro stands com apresentações sobre cada uma das doenças citadas acima. Os alunos foram divididos em grupos que passavam pelos stands, onde era transmitido para eles um conhecimento geral sobre a doença de cada stand em sua individualidade. 



     Na apresentação aos grupos de alunos, foram abordados pelos bolsistas assuntos como: o transmissor da doença e seus hospedeiros, locais de proliferação, ciclo de vida dos mosquitos, sintomas, prevenção e tratamentos das doenças e também a relação delas com a importância da conservação da natureza. Como exemplo foi exposto um macaco taxidermizado para explicar seu papel no ciclo da Febre Amarela e a importância do conhecimento da população sobre a doença e sua transmissão, para que não ocorra um desequilíbrio na natureza, afetando estes animais e os homens. 




     Foram expostos também para a observação dos alunos larvas do mosquito Aedes aegypti e panfletos sobre os sintomas, as prevenções e os tratamentos para a febre amarela, a Dengue, Chikungunya e a Zika. O circuito foi uma maneira nova e criativa de atrair a atenção dos alunos para esse tema atual e de grande importância para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário