Equipe - PIBID Biologia

Equipe  - PIBID Biologia

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Aulas de Outubro a Novembro com as turmas EJA, na Escola Estadual Professor Salatiel de Almeida.

O grupo do PIBID trabalhou com as turmas EJA Fundamental e EJA Médio, o tema “Desastres ambientais”. Foram utilizadas duas aulas, uma no dia 03/10/17 e outra no dia 11/10/17.
A aula começou com uma breve introdução sobre o assunto, focando em desastres ambientais causados pelo homem. Após a introdução do tema, o grupo do PIBID dividiu a turma em grupos e cada um recebeu uma folha sobre um desastre ambiental com informações e imagens. A partir disso, os grupos tiveram que montar um cartaz sobre o desastre ambiental de seu grupo e apresentar este trabalho para as bolsistas, que avaliaram-no.


         No dia 01/11/17, foi aplicado aos alunos um jogo da memória adaptado ao tema ‘’lixo e reciclagem’’. Foi feito cartas, uma com um tipo de lixo e a outra com a lixeira corresponde a cor adequada para o descarte. Ex.; vidro, lixeira verde.
Depois do jogo da memória foi proposto uma outra brincadeira onde foi escrito no quadro as cores das lixeiras, e foi pedido para os alunos um de cada vez escrever o lixo correspondente a cor, o grupo que tivesse a maior quantidade de palavras corretas, ganhara o jogo. Os alunos participaram dos jogos e não mostraram muita dificuldade, o que foi positivo, já que o intuito era observar se os conteúdos prévios haviam sido absorvidos.


        No dia 06/11/17, na escola Estadual Professor Salatiel de Almeida, com os alunos do EJA fundamental e médio foi realizada uma aula com o tema: Água.
Foi uma aula expositiva dialogada na qual iniciou-se mostrando a importância da água e da sua conservação, logo em seguida foi apresentado aos alunos a diferença entre água poluída e água contaminada, e quais são os principais poluentes da água, além de seu tratamento e conservação.
Durante a aula, houve a explicação do tema e explanação das dúvidas dos discentes. A discussão, serviu para que fizessem um relatório no fim da aula sobre o tema discutido.

Bolsistas: Isadora, Larissa Batista, Larissa Ferreira, Micheli.

Supervisora: Karina Nassar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário