Equipe - PIBID Biologia

Equipe  - PIBID Biologia

segunda-feira, 18 de março de 2019

Tema: Zoologia

Pibidianos: Elysa Mara Rodrigues/ Mariana Santos Rodrigues
Supervisor: Antônio
Escola: Escola Estadual Professor Salatiel de Almeida
Data: 28/02/2019

Foi ministrado pelas pibidianas uma dinâmica sobre zoologia na Escola Estadual Salatiel de Almeida nas turmas de 1° e 2° ano. A dinâmica funciona como um jogo de tabuleiro, da seguinte forma:

JOGO DA ZOOLOGIA
O jogo da zoologia é um jogo de tabuleiro que foi elaborado para ser aplicado em qualquer sala de todos os níveis sem número máximo de participantes. Para começar a dinâmica, é necessário dividir a sala em dois grupos com a mesma/aproximada quantidade de integrantes nos dois grupos. Feito isso, são explicados as regras e o funcionamento da atividade:
      Na sala temos: dois tabuleiros dispostos no chão e cada grupo tem seu tabuleiro, um dado de seis lados contendo as opções 1, 2, 3, 4, 5, jogue novamente e passe a vez e dois pinos para andar as casas;
      Um participante de cada grupo deve jogar o dado para decidir qual grupo começa, quem tirar o número maior no dado inicia o jogo;
      O grupo que começar joga o dado primeiro;
      A quantidade que aparece no dado corresponde a quantas casas o grupo deve andar no tabuleiro caso acerte a pergunta;
      O professor pega uma carta aleatória e lê para o grupo a questão “mito ou verdade…”;
      Os integrantes do grupo podem se ajudar, mas a regra mais importante do jogo é que todos os participantes participem, ou seja, todos devem jogar o dado e responder a pergunta;
      O tempo máximo para responder a pergunta é de 15 segundos;
      Se o grupo acertar, anda as casas necessária e a vez passa para o grupo adversário que executa os mesmos procedimentos;
      O grupo que chegar na última casa do tabuleiro primeiro vence o jogo.
O objetivo do jogo é, além promover interação entre a sala e o professor, é fazer com que todos da sala participem da atividade visando o trabalho em grupo.
Obs.: As questões podem ser elaboradas e adaptadas pelo próprio professor, podendo ser utilizada para fixar algum conteúdo já estudado. Neste caso, foram utilizadas questões de conhecimentos populares com a intenção de desvendar os mitos e promover conhecimento sobre os animais.





Nenhum comentário:

Postar um comentário