Equipe - PIBID Biologia

Equipe  - PIBID Biologia

segunda-feira, 18 de março de 2019

Tema: Educação Ambiental

Pibidianos: Alisson Gabriel de Paula, Gabriella Ramos de Menezes Flores, Géssica Ravanini de Oliveira e Gleyce Maura Marques.
Supervisor: Antônio Donizetti Durante
Escola: Escola Estadual Professor Salatiel de Almeida
Data: 27/02/2019

         Foi aplicada uma aula para os alunos do 6° ano B, turma com 30 alunos, e 7° ano A turma com 43 alunos ambos no turno vespertino. Foi iniciada uma aula em slides sobre Educação Ambiental, abordando os temas: Efeito Estufa e Aquecimento Global; Mudanças Climáticas; Poluição e Uso exagerado de Agrotóxicos. Foram utilizados o data-show para projeção dos slides, quadro branco e caneta para desenhar e citar exemplos e uma caixa contendo envelopes com várias perguntas. Para montagem da caixa, cada pibidiano criou sete perguntas, cada um sobre um tópico da matéria. Primeiramente os pibidianos se apresentaram e falaram brevemente sobre o PIBID; a pibidiana Gleyce deu início à aula abordando o que é a Educação Ambiental, sua importância e porque é um assunto tão comentado nos dias atuais. Os alunos contribuíram com exemplos e comentaram sobre o conhecimento que possuíam sobre o tema abordado. Para que os alunos entendessem mais sobre a importância da Educação Ambiental a pibidiana Géssica citou um dos principais fatores do estudo desse tema: o Efeito Estufa e o Aquecimento Global, o que significa, qual a relação com o meio ambiente e qual a influência do homem. Os alunos interagiram e ficaram curiosos. Em seguida, Gleyce voltou a conversar com os alunos, dando sequência no assunto falando sobre o que são as mudanças climáticas, suas causas, consequências e o que se deve fazer para ajudar o meio ambiente; os alunos deram suas opiniões, tiraram dúvidas, fizeram perguntas e se mostraram bastantes curiosos. Dando continuidade, o pibidiano Alisson falou sobre um tema muito importante: a Poluição, citando os seus vários tipos: poluição atmosférica, do solo, hídrica, sonora, visual, luminosa, térmica e radioativa. Esse fator chamou muita atenção dos alunos, pois os mesmos sabiam bastante sobre o tema, convivem com a maioria deles diariamente, citaram exemplos e expressaram suas opiniões sobre a poluição. Em seguida a pibidiana Gabriella comentou sobre o uso exagerado de agrotóxicos, qual a consequência para o meio ambiente, principalmente para os alimentos e o solo, e também para os seres vivos e juntamente com os alunos buscaram alternativas para amenizar o uso de agrotóxicos e procurar meios mais sustentáveis. Foi citada como exemplo a produção de uma horta orgânica na escola, feita por eles mesmos; os alunos gostaram da ideia e ficaram bem empolgados. Depois foi aplicado um jogo. A sala foi dividida em dois grupos com a mesma quantidade de alunos, um representante de cada grupo pegou 10 questões, aleatoriamente, para que levasse para seu grupo e discutissem as perguntas entre si, em trabalho em equipe, para que depois pudessem respondê-las no quadro branco. Foram dados 5 minutos para que os alunos executassem essa tarefa de discussão e respostas das perguntas, para que no final da aula os pibidianos corrigissem as perguntas e discutissem sobre seus possíveis erros e acertos. Pela interação dos alunos, observou-se que assimilaram bem o conteúdo, apesar de estarem um pouco tímidos, contribuíram com exemplos e responderam de acordo com o conhecimento que possuíam. Observou-se que tiveram mais dificuldade de assimilar o tema Efeito Estufa e Aquecimento Global, por abordar assuntos mais científicos, mas os alunos mostraram interesse e gostaram do tema, e citaram corretamente os exemplos. Durante o jogo observou-se a empolgação e interesse dos alunos em participar, trabalharam em equipe, e ficaram curiosos com o resultado. O jogo teve um resultado satisfatório, pois erraram pouquíssimas questões, o que comprovou o aprendizado. As questões erradas foram explicadas novamente pelos pibidianos, para que não ficassem dúvidas. Como futuros docentes os pibidianos gostaram da aula, pois foi um tema bem prático e fácil de entender, e também por terem contato com alunos de escola pública, diferente da realidade que estavam: outro ambiente, outra forma de interação e principalmente por ter o contato com crianças. Ficaram satisfeitos, pois conseguiram a atenção dos alunos de ambas as classes. Sobre o tema proposto, foi uma experiência positiva, conseguiram abordar e viram a importância do uso de metodologias ativas. O ponto negativo, que precisa ser aperfeiçoado, foi que perceberam que precisam trabalhar ainda mais com aulas dinâmicas em que os alunos possam conversar e colaborar com exemplos do cotidiano deles; e também administrar melhor o tempo da aula. No geral, o resultado foi satisfatório, tanto para os alunos quanto para a evolução dos pibidianos.                             

Figura 1 . Pibidianos ministrando o conteúdo em slides para os alunos


Figura 2. Início da aplicação do jogo sobre Educação Ambiental


Nenhum comentário:

Postar um comentário