Equipe - PIBID Biologia

Equipe  - PIBID Biologia

segunda-feira, 8 de abril de 2019

Tema: Filo Echinodermata

Pibidianos: Alisson Gabriel de Paula, Gabriella Ramos de Menezes Flores, Géssica Ravanini de Oliveira e Gleyce Maura Marques
Supervisor: Antônio Durante
Escola: E.E Professor Salatiel de Almeida
Data: 29/03/2019

      Na tarde do dia 29 de março de 2019 foi realizada uma intervenção com o tema Echinodermata na Escola Professor Salatiel de Almeida. A aula foi assistida por duas turmas de sétimo ano, sendo 7ºA e 7ºB respectivamente. A primeira turma tinha 43 alunos e a seguinte  16 alunos presentes. A proposta da intervenção foi de uma aula expositiva com a demonstração de quatro integrantes do Filo Echinodermata, sendo: ouriço-do-mar, pepino-do-mar, bolacha-do-mar e estrela-do-mar. Os animais foram disponibilizados pelo Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, Campus Muzambinho. Foram utilizados como recurso didático o quadro branco, pincel, data-show, vídeo e os quatro equinodermos. Iniciou-se a aula com a apresentação do tema e o conteúdo foi dividido para cada um dos pibidianos. Cada representante ficou responsável por comentar e ensinar as características gerais de cada classe e de demonstrar os animais nas carteiras para que os alunos pudessem visualizar melhor as características. As classes trabalhadas foram Holothurioidea, Crinoidea, Asteroidea, Echinoidea e Ophiuroidea. Um dos pibidianos falou sobre duas classes e os demais uma classe cada um.  Ao final de cada apresentação foi reproduzido um vídeo referente a espécie em questão. Os alunos ficaram extremamente entusiasmados com a aula. As principais perguntas foram em relação aos predadores dos equinodermos e demais características (tamanho, alimentação, digestão e expectativa de vida). A maioria nunca tinha visto um equinodermo e foi muito importante esse primeiro contato com os animais. Os pibidianos ficaram muito lisonjeados por proporcionar essa experiência aos alunos. A aula demonstrativa foi muito exitosa, pois conseguiu despertar a atenção da maioria, com exceção de alguns que insistiam em usar o celular. Um ponto a ser trabalhado é exatamente essa falta de atenção de alguns. No gera, essa intervenção foi considerada uma das melhores. A partir desse resultado, os pibidianos se comprometeram a melhorar cada vez mais os modelos de aula, pensando sempre em colocar o aluno como foco principal.

Figura 1: Integrante do PIBID demonstrando no quadro branco o sistema hidrovascular de uma estrela-do-mar


Figura 2: Integrante do PIBID demonstrando uma estrela-do-mar para um aluno




Nenhum comentário:

Postar um comentário