Equipe - PIBID Biologia

Equipe  - PIBID Biologia

quinta-feira, 8 de novembro de 2018

A Teoria Sintética: variabilidade genética e seleção natural
Pibidianos: Géssica Ravanini, Gleyce Marques e Ramon Marques
Supervisora: Ivelize Tannure Nascimento
Escola: Instituto Federal do Sul de Minas - Campus Muzambinho
Data: 24/10/2018
Na manhã e tarde do dia 24/10/2018, os alunos do 3° ano do ensino médio (técnico em agropecuária integrado) tiveram uma introdução em sala com um vídeo explicando a Teoria de Charles Darwin com o estudo que fez com o bico da ave Tentilhão, onde observou como os bicos se diferenciavam de uma ave para outra. Foi dada uma dinâmica abordando justamente o vídeo, explicando a seleção natural.
Nessa dinâmica os alunos foram divididos em grupos e cada um teve um representante. Foram colocados pratinhos com vários tipos de semente, entre grandes e pequenas, para simular diversos tipos de ambiente. Também foi dado aos alunos um material (tesoura, alicate, pinça, prendedor) como se fosse os ‘’bicos’’ das aves, os alunos tinham que coletar o máximo de sementes que conseguissem, de acordo com seu ‘’bico’’. Houve um rodízio de alunos e também a troca de ambientes, uma hora somente com sementes pequenas e bicos grandes e outrora com apenas sementes grandes e bicos pequenos.
Essa dinâmica teve como objetivo relatar a seleção natural, explicar como os animais se adaptam ao ambiente que estão inseridos, e que não é o mais forte que sobrevive e sim o mais apto. Essa troca de ambientes e bicos foi justamente para relatar a dificuldade que as aves têm para garantir seu alimento e sobreviver, se ele estiver em um ambiente que não tem muito recurso para seu porte ele provavelmente morrerá isso tanto para animais grandes como animais pequenos.
Logo após a dinâmica foi dada a aula completa sobre a Teoria Sintética com o uso de slide, onde foram abordados os temas sobre a vida de Charles Darwin e o darwinismo, a história da teoria sintética, as redescobertas das leis de Mendel, mutações, reprodução sexuada, seleção natural e evolução. No final da aula a sala foi dividida novamente em grupo para que discutissem o que aprenderam na dinâmica e na aula e que apresentassem para todos os colegas em sala.
Foi uma aula bem interativa onde se agregou muito conhecimento, foi nítido o interesse dos alunos em participar e entender a dinâmica sobre a evolução das espécies. Os alunos questionaram sobre o assunto, tiraram dúvidas, deram suas opiniões que só fez acrescentar conteúdos à aula. Foi um resultado muito positivo, pois foi muito comentado entre eles.
A troca de saberes e o conhecimento adquirido na aula foi uma experiência extraordinária, tornando o tema didático, simples e prazeroso. A compreensão do conteúdo abordado foi muito positiva, mostrando a importância da aula expositiva e prática.



Nenhum comentário:

Postar um comentário