Equipe - PIBID Biologia

Equipe  - PIBID Biologia

terça-feira, 2 de julho de 2019

Tema: Botânica

Pibidianos: Ramon de Souza Marques, Elysa Mara Rodrigues, Mariana Santos Rodrigues
Supervisor: Antônio Donizetti Durante
Escola: Escola Estadual Professor Salatiel de Almeida
Data: 04/04/2019

A atividade foi aplicada para as duas turmas do 2º ano do Ensino Médio no turno da manhã, com aproximadamente 30 alunos em cada sala e com tema “Introdução a botânica”. Foi abordado por meio de uma aula expositiva as principais características dos grandes grupos botânicos. Estes foram representados por exemplares, sementes, flores e ainda, obteve-se o auxílio de quadro branco e pincel. Os exemplares, sementes e flores foram obtidos no viveiro de mudas nativas e no setor de paisagismo do IF-Muzambinho. A aula iniciou-se com o questionamento sobre o que é uma planta e quais as principais características evolutivas para serem classificadas dentro deste grupo, apresentadas pela pibidiana Elysa. Após a introdução foram apresentadas subdivisões desse grupo (briófitas e pteridófitas) pela pibidiana Mariana e, finalizando, com as gimnospermas e angiospermas pelo pibidiano Ramon. Durante toda a aula expositiva os alunos foram estimulados a tirarem suas dúvidas e participarem da aula. Em geral, a sala se mostrou muito interessada no assunto, principalmente quando os exemplares foram utilizados para ilustrar a teoria. Esses materiais foram passados aos alunos para verem de perto e identificarem as estruturas, e isso claramente estimulou a participação e esclarecimento de dúvidas por parte deles. As principais foram sobre as questões evolutivas. Para esclarecer essas dúvidas foi feita uma avaliação para que voluntários organizassem os materiais em escala, dos mais simples ao mais complexos, para assim entenderem como as estruturas mais simples continuavam nas plantas mais complexas e quais características evolutivas foram “aparecendo” nos novos grupos,  tornando-as cada vez mais complexas e capazes de se adaptarem ao ambiente. Ao final da aula, os alunos se aglomeraram em volta da mesa com os materiais onde tiveram mais uma oportunidade para sanarem dúvidas, e houveram vários comentários do tipo: “falem mais” “estamos gostando das plantas” “não vão embora não” “podem ficar mais um pouco”. As duas salas se comportaram muito bem e o grupo mostrou-se bem preparado para o assunto.

Figura 1: Exemplares dos grupos, sementes e flores utilizados em aula

Figura 2: Pibidiano em aula expositiva e com exemplares reais do tema.

Figura 3: Alunos tirando dúvidas após o encerramento da aula.




Nenhum comentário:

Postar um comentário