Equipe - PIBID Biologia

Equipe  - PIBID Biologia

quinta-feira, 4 de julho de 2019

Tema: Órgãos dos sentidos - tato e paladar


Pibidianos: Alisson Gabriel de Paula, Géssica Ravanini de Oliveira, Gleyce Maura Marques
Supervisor: Antônio Durante
Escola: Escola Estadual Professor Salatiel de Almeida
Data: 31/05/2019



A intervenção do dia 31 de maio de 2019 foi realizada na Escola Professor Salatiel de Almeida com duas turmas de sexto ano. Cada sala continha em média 25 alunos. O tema escolhido foi tato e paladar. A proposta foi de uma aula diferenciada, na qual a participação dos alunos fosse constante.  Essa intervenção ministrada no período da tarde contou com cartazes, prendedores, pena, água fria e morna, canetas, venda para os olhos, data-show, quadro branco, figura de alimentos e uma língua confeccionada em EVA. Os cartazes continham descrições da língua e da pele. A proposta iniciou-se com uma introdução ao tato e seus receptores. No decorrer da aula os alunos foram chamados para participar dos experimentos, onde puderam sentir e relatar a ação dos receptores.  A pena foi utilizada para sensações de cócegas, água fria e morna para distinguir a temperatura, prendedores para ativar os receptores de pressão e caneta para demonstrar que mesmo com os olhos vendados é possível identificar o toque em determinada região do corpo. A introdução ao paladar contou com uma atividade em grupo. A atividade foi iniciada com a distribuição de figuras, cada figura representava um alimento (batata-doce, jiló, bolo, limão, entre outros). Os alunos foram separados em quatro grupos, cada grupo ficou responsável por separar as figuras conforme o seu sabor característico, exemplo: grupo 1 responsável por identificar as figuras que representassem o sabor doce. Essa intervenção foi muito importante no desenvolvimento de novas metodologias, sendo possível conciliar divertimento com aprendizagem. Os discentes gostaram muito da aula, todos queriam participar e repetir os experimentos. Muitos já tinham um pouco de conhecimento do tato, identificando o mesmo como o ato de tocar. A introdução ao paladar foi novidade para eles, despertando a curiosidade e entusiasmo ao formar os grupos. A única dificuldade foi com as conversas no início da aula, sendo esse um dos fatores a ser trabalhado.

Figura 1: Alunos vendados tentando identificar a letra que foi escrita em suas mãos.

Figura 2: Materiais utilizados na intervenção.

Figura 3: Demonstração das estruturas de uma língua em EVA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário